terça-feira, 8 de março de 2011

No clima das girl groups!

VintageGuide

“Will You Love me Tomorrow?”, você já ouviu essa música? Não? Se nunca ouviu, da o play! A música do grupo “The Shirelles” chegou ao primeiro lugar nas paradas americanas e deu o  pontapé inicial para o surgimento dos girl groups norte-americanos, que foram uma verdadeira febre na década de 60.

The Shirelles

Outro grupo de sucesso na época, foi o composto pela vocalista principal Veronica Bennett, sua irmã Estelle Bennett e a prima Nedra Talley. The Ronettes tem a música “Be my baby”, como uma das mais conhecidas e foi descoberto pelo lendário Phil Spector, o então produtor de The Crystals. Listen!

Be my Baby

O produtor Phill Spector desenvolveu uma técnica de gravação musical conhecida como “wall  of sound” (parede sonora), que era basicamente aquele som mais denso, cheio de ecos, perfeito para as emissores e jukeboxes na época. O  produtor costumava chamar suas produções de “sinfonias de três minutos”. Além das Ronettes e The Crystals ele produziu Darlene Love e Bob B. Soxx & The Blue  Jeans. E a partir daí começaram a despontar vários grupos femininos em várias cidades americanas: The Orlons, The Chiffons, The Angels, dentre outros.

VintageGuide

Outro grupo feminino formado na década de 60 e que alcançou sucesso com “Dancing in the Street” foi o Martha & The Vandellas, isso sem falar na banda composta por Florence Ballard, Mary Wilson, Betty Travis e Diana Ross: The Supremes,que é considerado o grupo feminino mais  bem-sucedido comercialmente nos agitados 60’s! A verdade é que elas comandavam o cenário musical e continuaram inspirando. As girl groups foram cultuadas por muita gente, e ainda são até hoje. E acreditem ou não, até a geração dos 70’s foi apaixonada pelas garotas que foram protagonistas de várias inspirações para  New York Dolls, Blondie, Ramones. Joey Ramone tinha uma verdadeira paixão pelas Ronettes, e o grupo chegou a gravar um dos sucessos do grupo:

Ramones

Outro grupo que regravou sucesso de um girl group, foi o Aerosmith, que em 1979 interpretou “Remember Walking in the Sand”, das garotas do The Shangri-Las. A música foi uma verdadeira evolução no rock, já que continha efeitos sonoros diferentes  dos que já haviam sido usados em outras produções.

Aerosmith

Todo mundo tem um girl group preferido, qual o seu?

6 comentários:

Martikaⓡ disse...

maravilhoso post querida!
Feliz nosso dia kkkk

Joicy Muniz disse...

Obrigadaa queridaa! E Feliz dia da mulher pra gente! hahaha ;*

Ana disse...

Ameeei o post! As minhas favoritas são as Ronettes, as Marvelettes e as Supremes!!

Joicy Muniz disse...

Que luz que você gostou queridaa! As Ronettes são demais, mesmo, né? :~~~~

todayiwish disse...

Já tinha ouvido a música na versão do Aerosmith e não sabia que era de um girl group! adoreeeeei o post! *-*

beeeijo

Joicy Muniz disse...

E a dos Ramones então, hein? AMO! :~~~~ Obrigada sua lindaa! Muito LUZ saber que você gostouu! Beijoooo! ;*