sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jukebox: Cinco escolhas nacionais

Hoje é dia de Jukebox! E digo mais, o jukebox de hoje é nacional! Porque não basta ter uma banda, tem que ter talento. E quando falamos em talento, basta parar para ouvir que encontraremos muita coisa bacana (outras nem tanto) pelo nosso país, estado, redondezas. Há alguns dias atrás estava ouvindo uma banda que já conhecia, mas comecei a ouvir um pouco mais depois da ultima viagem a São Paulo, daí surgiu a ideia deste post. Listarei aqui e em outras futuras seções dicas de bandas/músicos nacionais que valem a pena serem ouvidos. Algumas mais conhecidas, outras que merecem ser apresentadas, mas todas esbanjando talento e bom som. Vamos conhecer  a primeira seleção?

1- Ecos Falsos: Ecos falsos foi a banda que deu a inspiração de criar um jukebox com bandas nacionais. As músicas “Verão de 69”, “Nós” e “Quase” são algumas das mais tocadas no meu headphone desde que voltei de São Paulo. O grupo paulista é composto por Daniel Akashi (Guitarra), Vini F (Baixo), Rodrigo BB (Guitarra), Davi Rodriguez (Bateria) e Gustavo Martins (Guitarra), a banda está na estrada desde 2001. Dentre alguns trabalhos: A Última Palavra em Fashion (2005), Descartável Longa Vida (2007) e Quase (2010).

VintageGuide

Ouça Verão de 69 e pode viciar também:

Conheça mais clicando aqui.

2- Criolo: Mais um que já conhecia e de algum tempo pra cá vem sendo cada vez mais aclamado. Já gostava do som dele e passei a ouvir bem mais depois do show no Planeta Terra (embora só tenha pegado o finalzinho). Criolo já está na ativa há bastante tempo e  em 2011 faturou  prêmios de melhor música e album com “Não existe amor em SP” e “Nó na orelha”, respectivamente, tendo sido indicado em outras categorias no Video Music Brasil 2011 da MTV.

VintageGuide

“Um labirinto místico, onde os grafites gritam…”

Conheça mais clicando aqui.

3- Mobília: Quem acompanha o blog há mais tempo, sabe do nosso envolvimento com essa banda, legitimamente cearense e cheia de talento. Segundo Claudio Mendes (voz, guitarra, violão e teclado), “a mobília faz música sincera. As influências são de  vivências musicais, sensoriais e emocionais.” Além de Claudio, a banda conta com Lucas Ribeiro (baixo, backing vocals) e Daniel Alencar (bateria, percussão).

VintageGuide

Vocês já conhecem Just Married do nosso editorial em parceria com a banda, agora que tal conhecer Falsa Memória?

Conheça mais clicando aqui.

4- Faichecleres: Sem forçar exageros, estilo e muito menos a amizade, a banda formada por Giovanni (baixo e vocal), Marcos (guitarra e vocal) e Tuba (bateria) é no mínimo contagiante e nos remete por vezes aos amados anos 60, seja com a forma de se vestir, seja com um som que resgata o melhor do bom e velho rock n’ roll com muito bom humor. Gosto do som da banda desde sempre e não há dúvidas de que é tudo muito viciante. Super recomendo!

VintageGuide

Play, Play e Play!

Conheça mais clicando aqui.

5- Dorgas: De todas as bandas, Dorgas foi a que eu conheci mais recentemente, para ser mais precisa, na última viagem ao Rio de Janeiro e confesso que achei o som deles bem bacana. A banda, formada por Gabriel Guerra, Cassius Augusto, Eduardo Verdeja e Lucas Freire faz uma mescla do rock psicodélico e experimentalismos nos arranjos. Dentre seus trabalhos estão os singles "Loxhanxha" (2011), "Grangongon" (2011) e um EP "Verdeja Music" (2010). Vale a pena conhecer!

VintageGuide

Ouça:

Conheça mais clicando aqui.

Curtiram as bandas? Qual vocês mais gostaram?

Conhece alguma banda que merece ser citada em nosso Jukebox? Conta pra gente, que muitos outros virão, afinal não existem somente cinco bandas LUZ em nosso país, não é mesmo?

3 comentários:

laura disse...

Muito bom o dorgas!!!

Raquel disse...

Lembro demais da banda mobília por aqui! Não conhecia os outros, vou add na lista de reprodução diária now! :D

Joicy Muniz disse...

Escuta sim, são VICIANTES! hahaha