quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Moda não é só gostar de comprar roupas!

VintageGuide

Além de ser um fenômeno que enche nossos olhos de emoção e faz o nosso coração bater mais forte, a moda é um movimento que também aborda o lado cultural, antropológico, comportamental, comunicativo, sociológico e político dos indivíduos. Mas heeeein?

VintageGuide

É isso mesmo gente, por trás de todo esse turbilhão de textos sobre moda que lemos diariamente existe toda uma cadeia de informações necessárias a quem realmente quer se especializar em falar de moda (abaixo algumas indicações). Mas se você quer apenas conhecer um pouco mais sobre assuntos específicos, calma, eu dou dicas pra vocês também! Vejamos algumas delas:

VintageGuide

1- O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas, de Gilles Lipovetsky, pra quem quer entender o que a moda representa em nossa sociedade e como ela é tratada.

VintageGuide

2- A roupa e a moda: uma historia concisa, de James Laver, pra quem adora ler e ver imagens, ilustrações esse livro é a dica perfeita, além de ter uma leitura super agradável, fala sobre a historia da moda de forma bastante interessante.

VintageGuide

3- Beleza do Século, para conhecer um pouco mais sobre a relação da moda com os padrões de beleza. Além de falar sobre a evolução dos cosméticos, perfumes, a obra é recomendada pra quem quer se aprofundar mais sobre o assunto.

VintageGuide

4- Moda, o século dos estilistas: 1900-1999, de Charlotte Seeling, é interessante pra quem quer acompanhar e conhecer mais sobre os principais criadores do século XX, bem como analisar as tendências que os mesmos mostraram ao longo desse período de tempo.

VintageGuide

5- O Evangelho de Coco Chanel, livro mais leve, com leitura super fácil e divertida falando sobre nossa eterna diva Coco Chanel.

VintageGuide

6- Jeans, a roupa que transcende a moda, Lu Catoira, fala sobre a evolução do jeans nas guerras, nos movimentos políticos, no comportamento da sociedade, em momentos de crise e em épocas douradas.

VintageGuide

7- Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução, pra quem ama Maria Antonieta (assim como eu) e quer conhecer mais sobre sua vestimenta, desde os trajes de montaria masculino, os excêntricos penteados, aos vestidos cravejados de brilhantes , enfim suas roupas que revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte de Luís XVI e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia da época. E aí aproveito o momento pra dizer, quem não assistiu o Marie Antoinette de Sofia Coppola, eu indico!

VintageGuide

É lindo saber se vestir, conhecer as tendências, criar o novo ou modificar padrões já existentes, mas é importante sabermos que moda não é só gostar de comprar roupas, e que a leitura é importante, sim! Então pra quem tiver interesse, vale a pena ler qualquer uma das dicas, garanto que despertarão o seu interesse!

10 comentários:

Clara Dourado disse...

Muito bom o post Little Joy!
;*

Joicy Muniz disse...

Own, Thaanks! ;********

pedro emmanuel goes disse...

Massa massa massa!

Leandra disse...

Esse deve ter sido um dos melhores posts aqui do vintage. Adorei as dicas! vou procurar já alguns que me interessaram.

Rachel disse...

Tenho que confessar que esse número 5 me emocionou! MUAHHHCH! uahuahuahuahuaha ;********

Joicy Muniz disse...

Que bom que o post foi útil Leandra, e olha, garanto que são ótimas indicações, recomendo MESMO!;)

Rachaa, senti sua emoção ao ver o livro sobre a Chanel! hahaha

Beijoos! ;*

Anônimo disse...

Isso é verdade!
Tem muita gente que só gosta de Rotular as pessoas!
Adorei os livros indicado nas fotos.
Agora você indica qual Querida?!


Beeijos Linda,
DS.

Anônimo disse...

achei meio que um post copiado do @depoisdosquinze até as fotos, mas muito bom o seu blog (:

Joicy Muniz disse...

Gata (o) o texto de lá é meu, sou colaboradora no ddq! Vê a assinatura lá, sou eu. BEIJOS!

Joicy Muniz disse...

Gata (o) o texto de lá é meu, sou colaboradora no ddq! Vê a assinatura lá, sou eu. BEIJOS!