sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fotografia: Visão ou sentimento?

Evgen Bavcar, cego desde os 12 anos de  idade, fotógrafo desde a adolescência, jamais viu um trabalho seu. Ele os conhece através das descrições que escuta. E isso parece bastar, porque o fotógrafo, filósofo e cineasta esloveno, produz com sentimentos. Ele tem preferência por imagens em preto e branco e busca “imagens interiores.” As técnicas de captura de imagens com o alto contraste, composição da luz em lugares totalmente escuros, caracterizam o trabalho do artista. Então, eu pergunto, fotografia, é visão ou sentimento?

VintageGuide

VintageGuide

Uma dica para conhecer um pouco mais sobre Evgen, é o filme /documentario Janela da Alma, onde dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. Janela da alma, diga-se de passagem, faz qualquer um sentir a força da visão (no sentido real e figurado), confira o trecho de Evgen:

Janela da Alma

Pete Eckert também é totalmente cego. Através de sua fotografia, ele prova que simplesmente não consegue ver, mas consegue sentir. Pete já recebeu prêmios, expôs seus trabalhos e tem um talento incomum. Confira o vídeo:

 

VintageGuide

É interessante e no mínimo inspirador  ver trabalhos desse tipo, além do fato de poder apreciar cada detalhe dos artistas ser uma verdadeira terapia. Então, eu pergunto, fotografia, é visão ou sentimento? Ou seria uma mistura de tudo? E você? Você vê, ou você sente?

2 comentários:

Adriele disse...

Quando Ela passa a ser, existir, vai além de qualquer coisa.
E o trabalho do Evgen Bavcar é lindíssimo!

Claudio Mendes disse...

Eu escuto.