Olha só que iniciativa LUZ: A estilista Vivienne Westwood acaba de lançar uma série de bags em colaboração com o Ethical Fashion Africa Project. As bolsas variam de tamanho e formato, são produzidas a mão por mulheres de comunidades marginalizadas (mães solteiras, viúvas, portadoras de HIV, pessoas que vivem em extrema pobreza) em Nairobi, no Quênia. Elas são feitas a partir de materiais reciclados de banners de propaganda, tendas, lona , alumínio, sacos de plástico, dentre outros. O objetivo do projeto é criar postos de trabalho em comunidades carentes, ensinando aos trabalhadores habilidades reais que podem ajudá-los no próprio sustento.
O preços das bolsas da coleção variam entre US$: 83 e US$: 339. O dinheiro arrecadado com o projeto é voltado para a comunidade, dando aos participantes a possibilidade de pagar as contas, assistência médica e outras necessidades básicas. Todas as mulheres envolvidas são capacitadas e estão sempre adquirindo novas competências e experiências. Um dia, elas esperam ter suas próprias empresas e formarem uma geração de trabalhadores qualificados no sentido de melhorar a economia do local. Vejam o resultado do trabalho, que bacana:
Existem muitas comunidades no mundo inteiro, inclusive no nosso país, que necessitam de ações como essas. Vale a inspiração, não é mesmo? Vamos usar a moda para ajudar ao próximo também, não custa nada!
5 comentários:
que bonito, joyci! parabens por divulgar isso. Acho muito importante para que possamos perceber a moda com um olhar diferente, né? realmente isso poderia inspirar alguma ação do tipo aqui no Brasil. Bjos.
É isso aí. Vamos acordar setor, e consumidores também.
Puts, adorei essa iniciativa!
Bacana, né? :))
Muuuito bacana gostei muito :) bonito o post
Postar um comentário