quarta-feira, 4 de agosto de 2010

In the future everyone will be famous for fifteen minutes!

andy_warhol_taking_a_picture

A Factory de Andy Warhol, empresário do The Velvet Underground, fervia e trazia ao som de Venus in Furs pessoas vestidas com calças de couro, cintos e chicotes. Escuridão! A capa do disco The Velvet Underground & Nico (capa da banana, como é conhecido popularmente) mais tarde viraria um clássico. Os filmes alternativos de Andy seriam generosamente guardados e esquecidos, ou não.

Velvet%20Underground,%20Velvet%20Underground%20and%20Nico

Andy Warhol nasceu em Pittsburgh, na Pensilvânia. Ao mudar-se pra Nova York ele começara a trabalhar com design pra revistas de peso como Harper’s Bazaar, Vogue e The New Yorker. E eu vi tudo isso.

SS_AndyWarhol_NYandy-warhol_large

Vi Andy e sua queridinha Eddie esbanjando felicidade pelas noites de Nova York, vi Andy colocando Nico (anagrama de Icon – ícone) no Velvet, vi Lou Reed detestando a entrada dessa nova integrante. Mas o que Lou Reed poderia dizer a não ser isso?

velvet-underground-and-nico350-edie-sedgwick

Os anos 60 marcam o ápice de Andy com sua carreira de artista plástico. Ele Reinventa a Pop Art! Seriam temas simples, do cotidiano, artigos de consumo. As reproduções das latas de Sopas Campbell, a garrafa de Coca-cola, rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley são clássicos! Eu vi cores fortes, brilhantes, vibrantes, eu vi uma vanguarda nascer! Seria o chamado para uma revolução? Mas se essa revolução já tivesse acontecido anos antes?

andy_warhol_obra

Eu vi Nico Icon correr de medo dos gritos e da nudez de Jim Morrison (acredite se quiser.), eu vi pessoas reivindicando quem começou ou não a usar couro, Velvet ou The doors? Mas o que isso importa, não é minha gente?

5655

Homens, mulheres, mulheres homens, quem era quem? A androginia começava e viraria influência no estilo de muita gente dali pra frente. Ah, a Factory! Ah, Warhol! Ah, Lou Reed! All Tomorrow Parties…

R_281%20LOU%20REED-HAIRCROSSlou reed

Os temas das musicas, o estilo de vida influenciavam o modo de vestir. Drogas, sadomasoquismo, prostituição…Quem eram os protagonistas? O que eles vestiam? O que eles clamavam? Heroin?

vucard

Eu não estive lá, bem que gostaria, eu não vivi lá, mas eu vi. Vi tudo isso e vejo até hoje, eu ouço, e vejo a influencia absurda da geração de Andy Warhol e o Velvet Underground. Você não viu? Pare, faça o mesmo, eu vi.

2 comentários:

Outro Blog Teen disse...

Adoro o blog, visito sempre!
Beijos! ;*
http://artigoteen.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acho que foi o melhor post que já vi aqui, haha ameeei amo andy warhol, eddie sedgwick, velvet underground.. ah!