domingo, 22 de agosto de 2010

MaxiModa 2010

IMG_3759 cópia

Troca de experiências, estratégias, crescimento e renovação. O Maximoda 2010 reuniu na última sexta-feira 20, profissionais, empresários e formadores de opinião, com uma característica em comum: o amor pela moda. O Seminário, que está em sua terceira edição, provou que veio pra ficar e só tem evoluído. E quando eu digo isso, digo em todos os âmbitos possíveis: desde a organização do evento à escolha dos seus palestrantes. Na ocasião foram realizados quatro seminários, que tiveram convidados especiais, muito bem escolhidos por Marcia Travessoni e sua equipe, diga-se de passagem.

Crib Tanaka, jornalista e gerente de marketing de moda da grife carioca Espaço Fashion, discorreu acerca de suas experiências na equipe do marketing da Espaço Fashion, consumo e redes sociais (blogs, microblogs e afins). Ela fez um breve histórico sobre as campanhas da grife, ressaltando a importância de todas as etapas do processo de produção de uma campanha, desde o investimento em imagem até o jeito da marca se relacionar com seus clientes. “As pessoas querem se relacionar (…) Ouça o que as pessoas estão dizendo antes de produzir.”, aconselhou Crib finalizando sua palestra.

IMG_3798 cópia

Depois de um breve intervalo, foi a vez de Renato Kherlakian, criador das grifes Zoomp, Zapping e RK Denin, abordar o tema “Reinvenção: como transformar desafios em evolução da marca.”  Renato começa contando sua história com a moda. “Tudo começou a partir da década de 70, quando uma vendedora se encantou com minha camisa de patchwork.”  E ali nascia uma marca que viraria referência no cenário da moda. (Quando eu falo que os anos 60/70  são a luz da história, eu não estou brincando.) “25 anos em 25 minutos” foi o vídeo transmitido pros presentes onde a historia de Renato à frente da Zoomp foi contada por amigos, profissionais do meio, de forma emocionante.

IMG_3848 cópia

Renato apresentou ainda a RK Denim, sua nova marca, com modelagens da coleção do próximo inverno.

IMG_3862 cópia

Encanto, essa é a palavra. Com uma apresentação que parece ter sido pensada em todos os detalhes, Alexandre Birman, criador da Schutz e vice-presidente da Arezzo,  deixou a plateia maravilhada com cada uma de suas palavras e imagens. Birman, falou sobre a construção da marca, planejamento de marketing de suas empresas, e claro, sobre a comunicação. Ele explicou ainda sobre o conceito de Branding, que é o que forma associações mentais com a marca e seus objetivos, mostrando o “Living for pleasure” (Viver pelo prazer) da sua marca.

IMG_3867 cópia

Indagado sobre a importância dos blogs, Alexandre responde: “Blogs são o futuro da comunicação.” E para minha alegria e surpresa cita nossa conversa, na noite anterior do Schutz Day, sobre os filmes dos anos 60 e propostas vintage. Preciso dizer que me senti honrada?

IMG_3879 cópia

Após a palestra, mais uma vez tive a oportunidade de conversar com o simpático Birman, que elogiou a proposta do Vintage Guide, dentre outras coisas. (Muita felicidade pra um dia só!)

IMG_3882 cópia

Alexandre Birman e Blogueiras

IMG_3898 cópia

Após mais um intervalo é iniciada a palestra mais esperada do dia. A estilista Glória Coelho, ou melhor, seu assistente, começa a palestra intitulada “Renovação: como evoluir sem perder a identidade.” Após um começo que fez a plateia titubear um pouco sobre as expectativas para com a palestra, Gloria mudou o ritmo de sua apresentação de forma irreverente e com momentos engraçados.

“Eu acho muito legal você ser obsessiva, senão, não vira história.”

“Eu vejo um mendigo que pegou roupas fora do circuito e me inspiro.”

“Estilista é o maior ladrão da face da terra, porque é um ladrão inconsciente.”

“Estilista estimula a imprensa, e a imprensa estimula o estilista.”

4 comentários:

Marina disse...

De todas as coberturas que li do Maxi Moda a sua foi, de longe, a melhor de todas!
Parabéns pelo sucesso com Birman, usando suas palavras, o Vintage é luz demais! :)

Joicy Muniz disse...

Caramba, só tenho tido felicidade esses dias, e esse teu comentário é uma delas, sem dúvida. MUITO LUZ, ler isso e saber que gostaram, mesmo e mesmo! beijoooooss! ;****

Renata Santiago disse...

Joicy, adorei a cobertura! Não pude ir por conta do trabalho e não consigo parar de ficar com raiva!

Beijos e parabéns!!

Joicy Muniz disse...

Own, devia ter ido, foi MUITO luz. Mas compensa próximo ano e não pensa duas vezes, vai!haha E muito obrigadaa, fico muito feliz que tu tenha gostado, mesmo e mesmo!

Beijoooos!