segunda-feira, 20 de junho de 2011

Anos 60: “Não deixe de colocar flores na cabeça!”

 VintageGuide

VintageGuide

Na metade da década  de 60 a era flower power toma lugar na vida dos jovens e tem como principais representantes as bandas Grateful Dead e Jefferson Airplane, que começaram com o folk rock e logo depois mergulharam na psicodelia.

Volunteers

VintageGuide

Óculos de Tartaruga, arredondados em todos os tamanhos (popularizados por Janis Joplin e John Lennon), chapéus desabados, headbands, tecidos florais, batas indianas e tie-dye. As calças pantalonas, os coletes inspirados no folk, os vestidos e batas artesanais, saias longas, pulseiras e colares feitos manualmente também se faziam presentes. O termo flower power foi usado para indicar a ideologia de repúdio à Guerra do Vietnã. As flores na cabeça vinham especialmente de uma música de Scott McKenzie que dizia: “Quando você for a San Francisco não deixe de usar algumas flores no seu cabelo.”

VintageGuide

Além disso, os Beatles entravam em uma nova fase com o album Revolver e Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, onde incorporaram a psicodelia em seu estilo. E a forma de vestir acompanhou essa mudança, especialmente por causa de uma viagem à Índia, as batas indianas entraram no guarda-roupa dos garotos. As cores representavam o efeito que o LSD fazia na cabeça dos jovens.

VintageGuide

VintageGuide

O festival de Woodstock é um grande marco para essa geração e depois dele começam a surgir o que seriam as bandas de proto-punk, como  Velvet Underground & Nico, Iggy Pop & The Stooges, dentre outras. Mas isso é assunto pra outro post, porque hoje quero dar dicas de filmes que tenham alguma ligação com essa década, afinal, melhor que somente ler, ou somente ouvir, é ler, ver, ouvir e sentir.

Dicas de filmes:

Yellow Submarine
Hair
Gimme Shelter
Across the universe
Aconteceu em Woodstock

10 comentários:

Regina disse...

Não seriam os anos 70?

Joicy Muniz disse...

Olá querida! Não. O rock psicodélico apareceu em meados dos anos 60, o Revolver foi lançado em 66, o Sgt. Pepper's em 67, o Woodstock aconteceu em agosto de 69, o Festival de Altamont (dos Stones) no mesmo ano. Mas isso não significa que o estilo tenha "acabado" depois disso ou que não tenha acontecido mais nada depois, as datas, anos, são usados apenas pra fazer uma "divisão", uma "delimitação" pra falar dos assuntos. Talvez eu não tenha deixado claro aí, né? ;) Mas os fatos que eu citei no post todos são dos anos 60. (Com exceção de alguns filmes que eu indiquei, que foram produzidos depois mas que falam da época em questão).
:)

Beijos! ;***

Regina disse...

É...a história da transição..final do anos 60..e inicío do comportamento anos 70.
Ótimo esclarecimento.
Beijos
O Vintage é meu blog preferido!
;)

Joicy Muniz disse...

Que bom que consegui deixar claro! E melhor ainda saber que o Vintage Guide é seu blog preferido, muito LUZ ler isso. E espero contar sempre com suas opiniões por aqui, tá?

Beijos! ;***

Pedro Emmanuel disse...

Meninas, dessa vez fiquei babando foi pelas fotos... Lindas demais.
Mas vale ressaltar ainda que o estilo meio que 'esfriou' na virada para os 70's, enquanto no Brasil, o estilo só veio surgir nessa época - a parte de 1970 e pouco -.
parabéns meninas.
=]

WE ARE VOLUNTEERS OF AMERICA!!!

Joicy Muniz disse...

Verdade Pedro, isso super complementa o comentário anterior. E sobre as fotos, vou te fazer inveja (se prepare! haha): tenho uma pasta aqui com fotos ESPETACULARES de várias décadas, inclusive algumas até utilizei nos slides da palestra. São lindas mesmo, da vontade de passar o dia todo olhando e se sentindo em todos os momentos, né? :~~~~

Pedro Emmanuel disse...

EU - TCHÊ - O - DEI - Ô!!! (MENTCHÊRA)
Mas já quero mais fotos pro meu acervo!! Vá postando aí ao léu, ou se prepare que vou entrar em contato, hohoho!!!!
=D

Joicy Muniz disse...

hauaahauahauaha ;)
Pode deixar que aos poucos compartilho todas!

Anônimo disse...

Vontade de voltar no tempo agora! e com muitas flores na cabeça :~

Joicy Muniz disse...

Época LINDA, né? *_*