quarta-feira, 29 de setembro de 2010

It’s Make-Up Guide!

Com Patrícia Mendes

E o assunto de hoje é…Maquiagem Rocker!

A maquiagem sempre foi um elemento forte dentro do rock n´ roll. Juntamente com as roupas, elas davam uma identidade a cada estilo e tornaram-se referencias que até hoje servem de inspiração.Desde a década de 60 e começo da década de 70, algumas rockeiras como Rita Lee, Marianne Faithfull e Grace Slick já mostravam maquiagens bem trabalhadas e marcantes para a época. O que mais podemos lembrar desse período são aqueles delineadores gatinha que as hippies costumavam usar e os cílios enormes dando um efeito de boneca.

VintageGuide

Já no final dos anos 70, com a chegada do punk, a maquiagem se mostra mais agressiva e a sombra preta esfumada começa a ganhar espaço. Com ela surgem os blushes marcados e o batom mais escuro.Todos esses elementos juntos davam um ar de peso e atitude ao look. Debbie Harry, do Blondie é uma das musas que temos como ícone desse estilo.

VintageGuide

Também nesse período surgiu o estilo glam, com as lendárias maquiagens andrógenas de David Bowie e do New York Dolls. Muito brilho, sombras exageradas, cores berrantes e as bandas de “caras pintadas” como Secos e Molhados, Alice Cooper e o Kiss. Estilo esse que influenciou muitas bandas de hard rock da década seguinte (80), como o Twisted Sister e Motley crüe.

VintageGuide

VintageGuide

Depois de muita extravagância com o estilo glam, vem a era gótica. Robert Smith e Siouxsie  traziam o look mais dramático, com rostos pálidos, boca vermelha, olhos e sobrancelhas marcadas com traços pretos que pareciam formar desenhos geométricos, sempre nos dando a idéia de algo obscuro e ao mesmo tempo romântico.

VintageGuide

Dentre os estilos citados, o que ficou como referência da maquiagem “rocker” hoje em dia foi mesmo a sombra preta esfumada. Com toda a certeza é a primeira coisa que nos vem à cabeça na hora de fazer uma make nesse estilo.

VintageGuideVintageGuide

Agora se inspire na década que quiser e capriche! Você pode também misturar elementos de cada estilo, mas sempre com o cuidado para deixar o look harmonioso.

Dicas:

-Para fazer traços marcados com sombra preta, aplique-a com pincel molhado.

-Glitter: pode usar sim, e inclusive, é uma tendência atual, mas cuidado pra não exagerar, procure destacar somente um elemento do rosto (ou olhos, ou boca).

-Essa história de que peles negras não podem usar sombra preta é puro mito. Negras ficam lindas de olhos pretos esfumados.

-Branquinhas, cuidado com excesso de blush, pois na pele clara o produto se destaca mais.

7 comentários:

Nath Cobain disse...

Adoro makes rockers *-* São as que eu mais uso e as que eu mais gosto! :D

Beijos e adorei o blog!

Brenda Christina disse...

Oi Joyce, hoje dando uma organizada nos meus dvds, achei um filme e lembrei de você! Na trilha tem The Chordettes, o nome é Conta comigo - Stand by me (1986). Eu amo esse filme, a trilha inteira é, como você diz, LUZ! Fica a dica! :)

Joicy Muniz disse...

Aiii, que lindo Brenda! *_* Eu não tenho ele aqui, mas conheço, onde tu achou ele pra vender? Só na internet mesmo, né? The Chordettes é muito bom mesmo,é tipo... "encantador", LUZ! hahaha
E Nath, obrigada, pela visita e espero te ver mais vezes por aqui, que bom que curtiu o blog!
;****

Pedro Emmanuel Goes disse...

Qualquer post que cite minha amada Grace Slick merece uma 'comentada' rsrs
Lembrando que ela assim como a Nico, era modelo antes de musa hippie. Entrew outras que vale lembrar nessa área, ainda temos a esquisita Mariska Veres, vocal do Shocking Blue (60's) e a Cher, que apesar de não entender se ela fazia sucesso com maquiagem, sei que nos anos 60 o figurino dela (e do Sonny) era impecável.

Outros grupos de garotas que merecem uma ouvida: The Ronettes, Martha Reeves and The Vandellas (meu favorito), The Shangri-las e The Marvelettes.

Não são necessariamente Doo Woop que nem as Chordettes, mas são tão LUZ quanto, principalmente a Martha Reeves..

Psychdellic vibes to you!

Brenda Christina disse...

Oi Joicy, realmente ele é meio difícil de achar, eu encontrei aqui ó: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=3829
No momento tá indisponível, mas eu cadastrei meu e-mail lá e quando chegou eu finalmente comprei! Esse foi "O" filme da minha infância na sessão da tarde...hehe :) Agora vô atrás das idicações musicais do amigo ai de cima! :) bjos

Joicy Muniz disse...

Estou emocionada com o comentário de Predo aqui, primeiro porque adoro o gosto musical dele, segundo que as indicações dele dariam até um post de tantas e tão boas. The Ronettes é LUZ mesmo, eu aconselho demaaaais!Tô esperando o post dos anos 50 no teu blog, viu predo? hahaha E Brenda, acabei de ver o link aqui, eu querooo! hahaha
:~~~~~~

pedro emmanuel goes disse...

Ow garotas, postei o post (dã) de vcs la no brog. E fiz um adendo por minha conta.. achoque ficou bacana. E sobre essas minhas indicaç~~oes, confiram tambem; http://bulldozersanddirt.blogspot.com/2010/05/girl-groups.html

=D
Ainda quero dar uma arrumada nesse post, ta meio desorganizado... quando fiz ainda tava aprendendo a usar o blogspot..