domingo, 19 de setembro de 2010

We’re Ziggy's band!

VintageGuide

Ele é David Robert Haywood-Jones, mas também é Ziggy, é o glam, é David Bowie. Ele começou na década de 60 com um estilo mais mod, mas quem associa ele a isso? Ninguém! O motivo? Bowie ficou conhecido na década de 70 com seu visual glam, glitter rock.

VintageGuide

Androginia e bissexualidade vindos de outro planeta, nascia aí o protagonista de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spider from Mars, o próprio Ziggy Stardust, que foi o maior responsável pela difusão do estilo glam. Bowie pintava o cabelo de laranja, se vestia como uma “mulher”, fazia apresentações teatrais usando vestidos, cuissards e fazia uma maquiagem referência no mundo inteiro até os dias de hoje.

VintageGuideVintageGuide

Ziggy Stardust–David Bowie

Bowie não foi o primeiro nem o último a fazer apresentações teatrais (Lembram do Iggy Pop no comecinho dos anos 70?), mas com certeza foi o responsável pela disseminação e virou inspiração. Vale lembrar, que dos anos 70, sem dúvida, o grupo mais “escrachado” no que diz respeito ao estilo glitter rock, foram conhecidos nossos, os integrantes do New York Dolls, que se vestiam como mulheres, aliás, como drag queens mesmo. Eles tinham a influência musical dos Rolling Stones e o deboche era característica marcante de Jhonny Thunders e cia ao pisarem no palco. Eles usavam a roupa de suas mães, encomendavam botas, saltos, usavam cintos escandalosos e a maquiagem que você nunca sonhou em ter coragem de usar, ou usaria, quem sabe? Veja:

VintageGuide

Mas voltando ao nosso assunto principal, Bowie era casado com Angela, eles faziam jus ao termo “liberdade.”  Mas Bowie não foi só isso, depois de alguns anos do sucesso de Ziggy Stardust o artista reaparece em 1973 com “Pin Ups”, o disco que traz vários covers da geração merseybeat com um toque de psicodelia dos anos 60/70, foi aí que Bowie anunciou o fim do personagem Ziggy.

VintageGuide

Quando chamam Bowie de Camaleão do rock, não se enganam, em 74 ele reaparece com um album que pra começo de história foi censurado em algumas lojas dos Estados Unidos porque o artista aparecia com o corpo nu na capa, e era metade homem, metade cachorro. Mas…censura por isso pra quê?

VintageGuide

A nova fase de Bowie seria comportada, e ele investiria no uso de ternos com o album David Live, de 74, como era de se esperar, o novo estilo assustou os fãs. Young Americans em 75 trazia mudanças no gênero musical com uma pitada de soul music. E essas “ch-ch-changes” só seriam mais evidenciadas ao longo do tempo com  Lodger e Scary Monsters.VintageGuide

Bowie já havia dado adeus ao seu personagem ? Ou não, visto que até hoje, é a isso que ele é associado...Ziggy played guittar!

VintageGuide

VintageGuideVintageGuide

VintageGuideVintageGuide

Na foto: Beauty à Stardust.

6 comentários:

Patrícia Mendes disse...

Só tenho uma coisa a dizer sobre Bowie: OOOORRR

Lígia Souto disse...

Garota, vi tuas fotos no look do dia, nem acreditei que ce era de Fortaleza meu, que linda que ce é! Parabéns pelo blog, virei fã e vou acompanhar de carteirinha de fidelidade e tudo. hehehe beijocas!

Marina disse...

Muito bom esse post, Joicy! Adorei saber mais sobre o cara!

Joicy Muniz disse...

Nossa, Lígia, muito obrigada por cada letra que tu escreveu, e sim, sou de Fortaleza! Fiquei muito feliz em ler teu comentario e saber que gostou do blog também! Marina, quando tiver um tempinho escuta "New Killer Star" e "Rock N'Roll Suicide", são as minhas preferidas dele, espero que tu goste! ;**************

J disse...

Nossa, eu acabei descobrindo seu site outro dia e comecei a acessar todo o dia.
Hoje fiquei surpresa ao clicar no link da matéria sobre o bowie, que eu amo demais, e encontrar a minha foto no site. Essa primeira foto ,com o lp de Aladdin Sane no meu quarto =p
Aposto que tiraste do "weheartit".
=p

Adorei a matéria.
Beijos.

Joicy Muniz disse...

Mentira, que a foto é sua! Que coincidência mais feliz! haha Peguei no Weheartit sim, adoooro essa sua foto! MUITO boa! Então, obrigada pela foto maravilhosa no post e pelas visitas, espero te ver mais vezes por aqui. ;******