quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Andar de Bike é Cool!

VintageGuide

Você já parou para pensar  quantos carros têm em sua cidade? E quantas Bicicletas? E se jamais tivessem inventado os veículos  com motores? E se usássemos mais bicicletas? E se? E se?  Quantos questionamentos, não? Hoje, 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. A data em questão tem o intuito de conscientizar a população contra o uso abusivo do carro particular e todos os impactos decorrentes dessa forma de locomoção e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta. O movimento começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões em diferentes locais. A pergunta é: Precisamos mesmo de um dia pra sermos conscientes? Algumas pessoas já atentaram pra essa necessidade, outras nem tanto.

VintageGuide

VintageGuide

VintageGuide

Segundo a lista feita pela Askmen, os melhores lugares para andar de bicicleta no mundo são:

1º. Amsterdã (Holanda)
2º. Copenhagen (Dinamarca)
3º. Bogotá (Colômbia)
4º. Curitiba (Brasil)
5º. Montreal (Canadá)
6º. Portland (Estados Unidos)
7º. Basileia (Suíça)
8º. Barcelona (Espanha)
9º. Pequim (China)
10º. Trondheim (Noruega)

TOP 5

1) Amsterdã, além dos pontos turísticos, também é conhecida pela enorme quantidade de bicicletas e é o centro mundial delas. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar. Em Amsterdã existem ao redor de 700.000 ciclistas (750.000 habitantes).

2) Copenhagen foi reconhecida como a cidade que oferece a melhor qualidade de vida para seus cidadãos. O incentivo ao ciclismo é significativo, cerca de 37% da população de Copenhagen utilizam bicicletas para evitar os congestionamentos na cidade.

3) Bogotá, capital da Colômbia, possui uma rede de ciclovias de quase 300 km (a mais extensa da América Latina).

4) Curitiba tem uma rede de ciclovias que ligam vários pontos da cidade, porém ainda existem reclamações de que estas não são suficientes para uso geral que permita que trabalhadores e estudantes possam se deslocar de bicicleta, sujeitando-os a riscos por trafegarem nas pistas veiculares ou nas canaletas de ônibus expressos.

5) Montreal conta com uma estrutura de cerca de 4 mil km de ciclovias que ligam, praticamente, toda a área plana da cidade. Existem lugares para alugar bicicletas espalhados em vários pontos das ciclovias.

Uma campanha super bacana e que apoia o uso das bicicletas mundo afora surgiu nos Estados Unidos de uma parceria entre a Urban Outfitters e a Levi’s. Para isso, a marca lançou uma coleção chamada The Commuter, onde as roupas foram pensadas para quem vai e volta de bike pelas cidades: com costuras reforçadas, proteção antimicrobial contra odores, uma cintura mais alta para cobrir o famoso “cofrinho”, e por aí vai. A partir dessa ação também, as duas marcas  levam um Bike Shop móvel em cada cidade. O resultado tem sido incrível e o melhor de tudo, tem conseguido conscientizar muita gente sobre o assunto.

VintageGuide

O vídeo a seguir mostra os benefícios da coleção:

VintageGuide

O Bike Shop Móvel funciona assim: em cada parada, um mecânico especialista faz afinações nas bikes enquanto um alfaiate personaliza camisetas, e deixa sua bike customizada e cheia de detalhes, dentre outras coisas.

VintageGuide 

VintageGuide

VintageGuide

O melhor de tudo é que cada parada é gratuita e aberta ao público. São shows, entrevistas e histórias da estrada que tiveram início em Nova York. Confira um dos filmes da campanha:

Veja também mais um vídeo super LUZ envolvendo o tema:

E se você tem alguma dúvida sobre a beleza e benefícios de se usar a bicicleta como meio de locomoção, dá só uma olhada nesses modelos da Fendi, Hermés, Chanel e Gucci:

VintageGuide

Nunca sai de moda, é cool! Andar de Bicicleta é Cool! Vamos abraçar essa ideia em todo nosso país, em nosso estado, em nossa  cidade também e mostrarmos o quão somos civilizados e não precisamos de uma data especial pra lembrarmos de tudo isso. E querem um conselho de quem realmente entende sobre Bikes? Vejam!

E agora, acreditam?

10 comentários:

Aspectho disse...

Amei o post coloquei ele em nosso twitter e facebook!
Lembrando que no nosso blog está rolando uma super promoção de uma Celine Box inspired amarela! Participe!
Bjus, Aspectho
@Aspectho
http://blog.lojaaspectho.com.br/?p=1711

Joicy Muniz disse...

Obrigadaa querida! ;*****

Anônimo disse...

rs' que post gostoso =)
Adorei. Beijos Joicy.Larissa

Joicy Muniz disse...

Aeee! Beeeijoo Larissaa! ;***

Kah Inacio disse...

eu adoro andar de bicicleta , porém as autoridades devem investir mais em ciclovias , pelo menos na cudade onde moro é um risco a segurança dos ciclistas .


http://www.blogescolhas.tk

Joicy Muniz disse...

Karina, isso que você falou é muito certo, em várias cidades do Brasil isso é muito necessário, esse post, bem como o dia mundial sem carro tem essa intenção também, alertar pra essa necessidade! :)))

Beijooo!

Ana disse...

Adoro bike, quando malhava perto de casa ia de bike, mas além de tudo tem a insegurança da nossa cidade e a minha bike foi roubada(de dentro da minha casa) aí nunca mais comprei outra!!

Anônimo disse...

Muniz tem que me da esse CSS - CODICO dessas imagens pra nao ultrapassar a linha do post e a moldurinha *-* pf
Adorei

Joicy Muniz disse...

O código das imagens? Eu nem uso não, uso programa de postagem daí ajusto no programa! E que LUUZ que curtiu! Beeeeijos!

Anônimo disse...

Um programa? que legal deps me manda. :)